quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Projeto: CIDADANIA I


"Cidadania" tem origem etimológica no latim civitas, significando "cidade". Designa um estatuto de pertença de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações.

A cidadania comporta, genericamente, três dimensões:

•civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça;

•política: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública;

•social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar económico e social, desde a segurança até ao direito de partilhar do nível de vida segundo os padrões prevalecentes na sociedade.



DESENVOLVENDO O PROJETO CIDADANIA


O Projeto CIDADANIA, é uma parceria da Coordenação do ProJovem com os estudantes de Pós Graduação em Psicopedagogia da Faculdade UNIVES, este tem o intuito de conhecer o que os jovens entendem sobre cidadania e sequencialmente esclarecer e informar sobre o tema, sobre os direitos e deveres dentro da sociedade e possíveis dúvidas que venham a surgir no decorrer do trabalho. Para tanto, foi pedido aos jovens que fossem nas ruas de nossa cidade acompanhados de seus Orientadores Sociais no intuito de que fotografassem tudo que identificassem como sendo atos de cidadania e\ou contra a cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário